Programa de Eficiência Energética - PEE ANEEL

O Programa de Eficiência Energética foi criado pela lei nº 9.991/2000, onde as concessionárias de distribuição de energia elétrica devem investir anualmente 0,50% da sua receita operacional líquida em projetos de eficiência energética. O objetivo do PEE é promover o uso eficiente da energia elétrica nos diversos setores da economia, por meio de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de ações de combate ao desperdício.
Os recursos investidos pela concessionária possuem forma de pagamento acessíveis, dependendo de cada edital. Podem ser realizadas com parcelamento de 20 anos, sem juros, por exemplo. E nos casos de instituições filantrópicas sem fins lucrativos, também podem ser enquadrados a fundo perdido. Quem pode participar? Condomínios Residenciais, Condomínios Comerciais, Poder Público, Iluminação Pública, Instituições de Ensino, Associações/Cooperativas ou entidades filantrópicas; O que pode ser otimizado? Iluminação, Ar Condicionado, Fontes Incentivadas (Energia Solar Fotovoltaica) Aquecimento Solar de Águas, Sistemas Motrizes, Refrigeração;

Passo a passo:
  1. Publicação do Edital da Chamada Pública;
  2. Pré-Diagnóstico Energético;
  3. Resultado Preliminar;
  4. Diagnóstico Energético;
  5. Resultado Final;
  6. Assinatura do Contrato com a Concessionária
O que fazemos? Elaboração do Pré-Diagnóstico Energético de acordo com as normas do Edital da Chamada Pública; Entrega e acompanhamento do processo de análise do Pré-Diagnóstico Energético por parte da Concessionária; Elaboração do Diagnóstico Energético de acordo com as normas do Edital da Chamada Pública; Entrega e acompanhamento do processo de análise do Diagnóstico Energético por parte da Concessionária; Serviços de Medição e Verificação conforme Protocolo Internacional de Medição e Verificação de Performance – PIMPV e demais regras estabelecidas nos Procedimentos do Programa de Eficiência Energética PROPEE / ANEEL; Fiscalização e Acompanhamento do Obra; Treinamento e Capacitação. Nossos Clientes: Rede La Salle, UDF, Colégio Notredame Brasília, Colégio Sagrado Coração, acrescentar demais depois.

Consultoria em Gestão e Eficiência Energética

Muitas empresas iniciaram ou estão aumentando seus programas de redução do consumo de energia devido ao aumento dos custos e/ou pressão pública para reduzir os impactos ambientais. Nossos consultores ajudam os clientes a avaliar o estado atual, identificar ganhos rápidos e melhorias de médio e longo prazo, desenvolver uma estratégia energética abrangente e projetar e implementar um sistema de gestão de energia (EnMS).
Nos nossos projetos, são elaborados relatórios e diagnósticos energéticos onde serão apresentadas as melhores soluções custo-benefício para sua empresa/instituição, bem como um plano diretor para gerir as ações de eficiência energética desenvolvidas especialmente para você. Isso permite a melhoria contínua e ao longo prazo no consumo de energia de uma organização.

Medição & Verificação

O que é? Em linhas gerais o serviço de Medição e Verificação – M&V é composto por procedimentos e metodologias de apuração dos resultados energéticos de projetos de Eficiência Energética.
As metodologias, baseadas no Protocolo Internacional para Medição e Verificação de Performance (PIMVP), representam uma iniciativa relevante para uma avaliação mais criteriosa dos resultados dos projetos e na sua uniformização.
O objetivo final desse serviço é verificar se a economia prevista inicialmente foi ou não atingida.
Para tanto, é necessário medir os resultados obtidos com as ações de eficiência energética, bem como os ganhos associados.
Adicionalmente, a fim de garantir que os resultados alcançados se mantenham ao longo do prazo contratual ou da vida útil do sistema implementado, é recomendado verificar, por meio de monitoramento contínuo, o seu desempenho energético.